Páginas

5ª série - Geografia

Aula 1

De onde eu venho?

Feche os olhos por um minuto e pense no lugar em que você nasceu ou foi criado. Lembre-se de como era quando você era criança e se souber como está agora pense nas mudanças que ocorreram. Caso não saiba como está agora tente pensar em como pode estar?



Avenida Paulista em 1891


Os seres humanos transformam o meio em que vivem a partir das suas necessidades. O meio influencia nas decisões a serem tomadas e as decisões transformam o meio. Este meio em que os seres humanos realizam as suas atividades é chamado de espaço geográfico ou paisagem.



Avenida Paulista nos dias de hoje



Casarão da Avenida Paulista

A residência foi construída pelo português Antônio Fernandes Pinto para ser moradia da família do agricultor e coronel Joaquim Franco de Mello e foi uma das primeiras a surgirem na avenida entre 1891 e 1937, período em que muitos barões de café e empresários paulistanos decidiram fincar residência em suas gigantes casas na nova e luxuosa avenida. Felizmente, a residência é uma das únicas dessa época que sobrevivem.

Por que as coisas estão em constante mudanças? É importante preservar coisas do passado ou temos que nos livrar delas para evoluir?

Assim como o ambiente em que vivemos, necessitamos evoluir, mas é necessário que se preserve as memórias de quem somos e de onde viemos, assim nos tornamos mais conscientes de onde queremos chegar.

Ao estudar, você está não só contribuindo para o seu crescimento, mas para o crescimento de toda a sociedade, pois pode adquirir mais conhecimentos e contribuir de forma positiva com outras pessoas.

_______________________________________________________

Aula 2

Espaço geográfico e paisagem - as transformações dos espaços urbano e rural



São Paulo em 1912 e em 2010



Inauguração da Avenida Faria Lima em São Bernardo do Campo

Anos 1970.


O lugar onde vivemos é um espaço criado pela Natureza e modificado por nós a partir das nossas necessidades.

Tanto os lugares onde a Natureza transforma quanto os lugares transformados pelos seres humanos são chamados de paisagem. Sendo assim, paisagens são árvores, prédios, rios, montanhas, ruas, casas, fábricas, etc..

Pq. Ibirapuera - São Paulo - SP

Os lugares transformados pelos seres humanos são chamados de espaços geográficos.

Nova York - antes e depois dos seres humanos.

_______________________________________________________

Aula 3

Identidade Coletiva - Povo e Nação

Os grupos de seres humanos constroem uma forma de viver, de acordo com as dificuldades e facilidades encontradas no lugar que ocupa e que transforma.

Criam uma identidade de grupo com idiomas, lendas, religiões e costumes comuns.

Constroem a Geografia a cada dia como se tivessem elaborando uma obra.

Ao passo que desenvolvem o lugar onde vivem, criam formas de relacionamento. Daí surge a identidade coletiva que faz com que façam parte de um povo e uma nação.

Países são territórios demarcados por fronteiras, onde existam povos com identidades coletivas próprias ou semelhantes.

Nas figuras ao lado, temos a Espanha, um país europeu, e o Brasil, país em que vivemos. Mas, observe que dentro dessas fronteiras há demarcações de antigos territórios e nem sempre os antigos povos concordaram com essas demarcações.

Nas figuras podemos ver a nação Guarani que havia no Brasil antes da chegada dos portugueses e a Catalunha e o País Basco, que havia antes do estabelecimento da Espanha como país.

A Catalunha ficava entre a espanha e a França e se considerava um povo soberano e independente, mas após a guerra Franco-Espanhola (França x Espanha) a região foi dividida entre os dois países, desconsiderando sua autonomia.

Na foto ao lado vemos um protesto pela independência da Catalunha.

Assim como a Catalunha, o País Basco, que oficialmente não é um país, está dentro do território espanhol na divisa com a França.

Entre 1936 e 1939, os bascos lutaram contra o ditador espanhol Francisco Franco, que acabou com certa autonomia que a região tinha. Para reagir è essa oposição, grupos radicais recorreram a atentados contra o governo espanhol para adquirirem novamente a autonomia.

Na foto ao lado, um protesto pela independência da região.

_______________________________________________________

Aula 4

A História do Território Brasileiro e a Organização da Nação

O território brasileiro não tinha o tamanho que tem atualmente. Quando Portugal invadiu e transformou o Brasil em colônia, estabeleceu com a Espanha um Tratado chamado de Tratado de Tordesilhas.

    Como o lado do nosso atual território que pertencia à Espanha não era ocupado pelos espanhóis, os bandeirantes, grupo que perseguia indígenas para escravizá-los, foi adentrando e descobrindo ouro e outros metais preciosos na região e estabelecendo vilas e cidades. Há uma lei chamada uti possidetis, que determinava que quando um território não fosse ocupado por determinado país, o outro poderia ocupá-lo. Tudo isso, lembrando, é claro que aqui viviam várias nações indígenas que forma excluídas e ignoradas.     Com a expansão da ocupação portuguesa, outro tratado foi estabelecido, fazendo com que o Brasil ganhasse a forma parecida com que tem hoje, o Tratado de Madri. Nos séculos mais próximos dos dias atuais, o Brasil anexou regiões de alguns países vizinhos ganhando a atual dimensão. As divisas entre um país e outro são conhecidas como fronteiras e podem mudar a partir de guerras ou acordos.

Como organizar uma nação?

    Para organizar uma nação existe o Estado, que é a junção do governo e de todas as instâncias como família, escola, religião, etc.. O Estado tem a função de disciplinar o convívio em sociedade. A partir das leis, ele determina o conjunto de direitos e deveres dos cidadãos. O conjunto de leis se chama Constituição e é elaborado pelos políticos, eleitos pelo povo, e podem ser vereadores e prefeitos (cidades), deputados estaduais e governador (estados) e deputados federais, senadores e presidente. Há também os juízes, mas esses não são eleitos pelo povo. 

    Nosso país é uma República (coisa pública), o que significa que pertence ao povo, que exerce seu poder através da democracia (governo do povo), podendo se manifestar legalmente através das eleições, manifestações, greves e organizações sociais. Esse conjunto de direitos e deveres do povo é conhecido como cidadania e é através dela que nos tornamos cidadãos.

____________________________________________________________________________________

Aula 5 - As Diferentes Regiões Brasileiras

O Brasil é o quinto maior país do mundo em extensão territorial. Para administrar um país tão grande é necessário fazer uma divisão. O Brasil foi dividido em estados e regiões que têm características semelhantes. São 26 estados, mais o Distrito Federal e dentro desses estados ficam as cidades. O conjunto de estados com características semelhantes é conhecido como região.

A Federação é o conjunto de estados governado por um Governo Federal, com a missão de arrecadar e administrar os impostos e redistribuí-lo para os estados e para as cidades, de acordo com as necessidades de cada um. A palavra região, vem do latim, regere, e significa reger, ou governar.





Enquanto o Governo Federal, que tem a sua sede em Brasília é responsável por governar todo o país, cada estado fica incumbido de administrar o seu próprio território e repassar verbas para que cada município (cidade) também administre a si mesmo.

Os Deputados Federais e Senadores são políticos responsáveis pela elaboração das leis do Brasil inteiro Os Deputados Estaduais e o Governador só podem atuar em sues respectivos estados. Os vereadores e prefeitos cuidam das suas cidades.

__________________________________________________________________________

Aula 6 - Os Pontos Cardeais

O Sol como referência

Criamos referências para nos orientarmos sobre as nossas posições no espaço geográfico. Onde nasce o Sol é chamado de Leste (ou Oriente). O lado onde o Sol se põe é chamado do Oeste (ou Ocidente). Colocando o seu braço direito na direção onde o sol nasce (Leste) e o seu braço esquerdo na direção onde o Sol se põe (Oeste), à frente estará o Norte e às suas costas estará o Sul.


Esses quatro pontos de orientação, Leste, Oeste, Norte e Sul, são chamados de pontos cardeais. O símbolo que representa os pontos cardeais é chamado de rosa dos ventos. Além dos pontos cardeais temos também os pontos colaterais, Nordeste (entre o Norte e o Leste), Noroeste (entre o Norte e o Oeste), Sudeste (entre o Sul e o Leste) e Sudoeste (entre o Sul e o Oeste).
Rosa dos Ventos

__________________________________________________________________________

Aula 7 - A história dos mapas e a escala geográfica

Faz muito tempo que a humanidade busca meios de representar o espaço em que vive, por isso criou os mapas.


É o mapa mais antigo que sobreviveu até hoje, foi encontrado na região da Mesopotâmia e representa o mapa de Ga-Sur. Desenhado por volta de 2 300 a.C., em um tablete de argila cozida, medindo 7 centímetros, tão pequeno que cabe na palma da mão, ele representa o rio Eufrates cercado por montanhas.

Os seres humanos foram ampliando os conhecimentos sobre os lugares da superfície terrestre e desenvolveram uma técnica da elaboração de mapas que é conhecida como cartografia. Com as Grandes Navegações, quando os navegadores passaram a navegar por lugares cada vez mais distantes e atravessarem os oceanos, o comércio e o estudo dos mapas cresceram bastante. Cada vez esses mapas vão ficando mais fiéis à superfície da Terra.


 O mapa-múndi de Henricus Martellus, preservado na Biblioteca Britânica, teria sido usado por Colombo para 
convencer os reis de Espanha a financiar sua viagem ao Ocidente (1489-1491). 

 
Mapa do cartógrafo Gerardo Mercator - 1775

Hoje em dia usa-se mapas muito melhor elaborados, pois pode-se contar com as imagens de satélites, dando à cartografia, perfeição nas suas representações.



A Escala Geográfica

Como representar áreas tão grandes em uma folha de papel de forma fiel às suas formas? Para isso, os cartógrafos criaram a escala geográfica.

Abaixo, o mapa  do Brasil em três escalas diferentes:

__________________________________________________________________________

Aula 8 - Plantas e Maquetes

    Maquetes e plantas servem para o planejamento da construção de casas, prédios e cidades. Com essas estratégias pode-se calcular o material gasto e o tempo que levará para a construção.
    A planta, assim como os mapas, é o desenho reduzido de um lugar, ou de um objeto ou construção. Elas também precisam de escalas e é realizada em 2D (largura e altura).
    A maquete é a representação de formas e objetos como se fossem miniaturas. As maquetes também têm escalas, mas são em 3D (largura, altura e profundidade).
 
    




















 










Nenhum comentário:

Postar um comentário