Páginas

6ª série - História

Aula 1

O ser humano e o domínio da Natureza -

o surgimento da propriedade privada

e os conflitos.



Há aproximadamente 10.000 anos, alguns grupos humanos aprenderam a plantar o seu próprio alimento e a cercar os animais e domesticá-los. 

Mudanças ocorridas a partir dessas descobertas:

  • Os seres humanos se tornaram sedentários, ou seja, passaram a viver no mesmo lugar, fazendo surgir aldeias, vilas e depois cidades.

  • Passaram a ter mais tempo livre e começaram a produzir utensílios e ferramentas mais sofisticadas.

  • Pode criar uma reserva de alimentos para períodos mais difíceis.

  • A mortalidade infantil diminuiu.

  • A população aumentou.

  • O que sobrava dos alimentos podia ser trocado.

    Com o surgimento da propriedade privada, alguns grupos de seres humanos que não haviam aprendido a plantar e criar animais, ou que não acharam justa a divisão das terras, passaram a guerrear com os que tinham propriedade.


Com o surgimento da propriedade privada surgiu também a divisão do trabalho. Os que não dominavam as técnicas agrícolas e que não tinham propriedades passaram a trabalhar para os proprietários para poderem sobreviver.

Surgiram assim:

  • Agricultores que trabalhavam em terras alheias, soldados para protegerem as propriedades, empregados domésticos, comerciantes, construtores de moradias, etc.



_____________________________________________________________________


Aula 2

Agricultura, problemas e soluções


Se no início, a escravização, sobretudo de africanos foi a base do lucro do sistema capitalista possibilitando a criação de fábricas, na chamada Revolução Industrial, a partir daí a produção em massa necessitava de consumidores. Sendo assim, a mão de obra não remunerada não interessava, pois sem salário quem compraria os produtos fabricados?

Vamos refletir:

  • Que recursos naturais você usa no seu dia a dia?

  • Que recurso naturais são mais abundantes na sua região?

  • Quais são os recursos naturais que mais faltam na sua região?

  • Você é uma pessoas que consome em excesso?

  • Para você o que é consumo?

_____________________________________________________________________

Aula 3

Consumismo vs Meio Ambiente


  • Com a Revolução Agrícola (quando o ser humano aprendeu a plantar) iniciou-se o comércio de produtos agrícolas excedentes.

  • Depois do comércio com o sistema de trocas, surgiu a moeda e o ser humano passou a explorar os recursos naturais em busca de lucro.

  • Quando surgiram as Grandes Navegações, a exploração se tornou ainda maior, porque além dos recurso naturais houve a invasão de territórios e a escravização de pessoas se ampliou.


  • Com o passar do tempo, as nações iam em busca, não só de terras para a produção agrícola, mas de metais preciosos, como ouro e prata.

  • Para que tivessem sucesso, as Grandes Navegações eram patrocinadas por Estados Nacionais (países). A França, a Inglaterra e Portugal e depois, Espanha e Holanda foram os primeiros Estados Nacionais a patrocinar expedições marítimas para além dos oceanos.


Essas nações para se consolidarem tiveram como características:

  • Definições de fronteiras;

  • Centralização do poder nas mãos de um rei;

  • Unificação das leis em seu território;

  • Unificação da moeda;

  • Criação de um exército nacional;

  • A escolha de um idioma.

Para o investimento nas expedições marítimas, os Estados cobravam impostos.


  • A partir disso, os Estados se tornaram grandes parceiros das empresas privadas, ganhando muito poder e também possibilitando grandes lucros à elas.

  • Mas, como os lucros saem da exploração do meio ambiente, os governos são pressionados a controlar, fiscalizar e regulamentar essa exploração para que não seja prejudicial ao meio ambiente e consequentemente à humanidade.

  • Um bom exemplo disso é o debate que se dá hoje em dia no Brasil, se exploramos petróleo na Amazônia para o desenvolvimento econômico ou se preservamos a região com está para afastarmos o risco de catástrofes.


_____________________________________________________________________

                                                    Aula 4

A linha do tempo da História do Brasil - invasão e destruição.

Pau-brasil, cana-de -açúcar, mineração, etc.



Mesmo antes da chegada dos portugueses em 1500, os habitantes no nosso território já praticavam a agricultura e realizavam um certo grau de desmatamento para a sua sobrevivência, mas a partir dos colonizadores esse desmatamento cresceu de forma intensa.


“Um dos primeiros atos dos marinheiros portugueses que, a 22 de abril de 1500, alcançaram a costa sobrecarregada de floresta do continente sul-americano nos 17 graus de latitude sul, foi derrubar uma árvore. Do tronco desse sacrifício ao machado de aço, confeccionaram uma cruz rústica - para eles o símbolo da salvação da humanidade. [...] 

Warren Dean - A Ferro e Fogo - A História da Devastação da Mata Atlântica.



Elevação da Cruz em Porto Seguro, Bahia, no contexto da chegada dos portugueses ao Brasil.

Quando os portugueses chegam às nossas terras, dá-se início à exploração das riquezas para fins comerciais.

A exploração do pau-brasil deu início a um desmatamento que continua até os dias de hoje. Em cada época se descobria uma nova forma de lucro e de exploração dos recursos naturais para fins comerciais.

Após o pau-brasil, os portugueses passaram a cultivar a cana-de-açúcar, desmatando e causando erosão principalmente na região nordeste. Depois vieram o café, a borracha, os minérios e hoje em dia temos, além desses produtos, a exploração o mogno na região Norte, soja e criação de gado em larga escala no Centro-Oeste e expandindo-se pela Amazônia e pantanal. Em outras regiões do Brasil também há muita monocultura se expandindo como pinos, banana, etc..



Além da exploração dos recursos, os portugueses e outros europeus que chegaram trouxeram outras espécies de plantas e animais como galinhas, cabras, porcos e vacas, expandindo as queimadas e diminuindo o tamanho natural das florestas.

A mineração contribuiu para a destruição da Mata Atlântica, pois:


  • Provocou o acúmulo de cascalhos no fundo dos rios; 

  • As terras removidas transformaram florestas em áreas alagadas;

  • A retirada da vegetação nas encostas provocou a erosão;

  • A erosão causou o assoreamento dos rios, provocando enchentes.

________________________________________________________


                               Aula 5 - As Políticas Ambientais

 

 


Lei da Política Nacional de Educação Ambiental de 1999:

Artigo 1º - Entendem-se por educação ambiental os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade.



O Brasil é o único país da América Latina que tem uma política ambiental. A Conferência da ONU para o Meio Ambiente e Desenvolvimento no Rio de Janeiro, em 1992, tinha como objetivos principais:

  • Examinar a situação global;
  • Recomendar medidas de proteção ambiental;
  • Identificar estratégias para promover o desenvolvimento ambiental
Os resultados foram os seguintes:
  • Proposta e articulação de tratados, acordos e convenções;
  • Mobilização da sociedade em torno do tema;
  • Apresentação da Agenda 21.

A Agenda 21 Brasileira é um processo e um instrumento de planejamento participativo para o desenvolvimento sustentável e tem como assunto a sustentabilidade. Trata da conservação ambiental, da justiça social e do crescimento econômico. É um instrumento fundamental para a construção da democracia ativa e da cidadania participativa no país. Seus principais desafios são:
  • Considerar as condições sociais e econômicas das populações;
  • Promover a conservação dos recursos naturais, sem excluir a utilização deles;
  • Fortalecer a cooperação dentro da comunidade;
  • Desenvolver as ações propostas.

________________________________________________________


                               Aula 6 - O Surgimento dos Estados

O que é Estado? 


É uma sociedade constituída por um grupo de indivíduos organizados, como: os grupos familiares, profissionais, educativos, políticos, religiosos, que buscam objetivos em comum.





Como surgiram os primeiros Estados?

  • Nas versões bíblicas constam que os Estados se deram a partir de um núcleo familiar que tinha como líder os descendentes mais velhos (hereditariedade);
 
  • O surgimento da agricultura teria dado poder de governo aos agricultores;
  • A partir de conflitos violentos que deram poder de mando aos vencedores; 
  • Antigos caçadores passaram a agir como protetores e se tornaram chefes políticos e reis.

Com o surgimento dos centros urbanos a partir do aumento da complexidade do trabalho no campo e do comércio, tornou-se necessária a criação de centros administrativos.


Cidades: problema ou solução?

Desde a Antiguidade, cidades como Roma e Atenas e depois outras metrópoles europeias da Idade Média e Moderna sofreram, por não haver planejamento urbano, com epidemias que mataram milhares de pessoas. Não havia rede de esgoto e qualquer tipo de saneamento básico. A população e os problemas de saúde cresciam, enquanto a medicina não se desenvolvia na mesma velocidade.

 _______________________________________________________

                   Aula 7 - A Fome, a Guerra, a Peste e a Morte


Os quatro cavaleiros do apocalipse: a peste, guerra, a fome e a morte.

A visão religiosa acreditava que viriam quatro cavaleiros e seriam os responsáveis pelo fim do mundo. Que a cada mil anos a besta seria solta para acabar com tudo. Essa teoria se chamava milenarismo.
Com o fim do Império Romano, invadido pelos bárbaros, as guerras aumentaram por toda a Europa e a população deixou as cidades em direção ao campo. Como não era possível realizar comércio em grandes escalas, por conta da violência das guerras, as pessoas passaram a se dedicar principalmente à agricultura, vivendo em feudos, onde os donos da terra davam proteção em troca do trabalho dos camponeses.

  

A Igreja Católica exercia uma forte influência cultural nas pessoas e era a legitimação do poder dos senhores feudais, pois diziam que cada classe social (estamento) tinha um papel perante Deus. Uns protegiam, outros trabalhavam e outros protegiam, e assim deveria permanecer. Os cuidados com a higiene não existiam e animais e pessoas dividiam o mesmo ambiente gerando inúmeras doenças como disenteria, malária, difteria, gripe, febre tifoide, varíola e lepra.
Somado a isso, o crescimento das cidades havia desmatado florestas e drenado pântanos, gerando um grande desequilíbrio ambiental trazendo pragas e catástrofes naturais como enchentes e secas, acabando com as plantações e gerando a fome.
   

Entre os anos de 1314 e 1315, a peste negra matou 35% da população da Europa. Isso significa que aproximadamente de cada três pessoas, uma morreu vitimada pela doença. Com o entendimento religioso fazendo crer que aquilo era um castigo de Deus, não se buscou a razão científica da epidemia, que era transmitida pela pulga presente nos ratos que vinham em embarcações do Oriente. O nome "peste negra" pode ser tanto uma referência aos povos indo-europeus de pele escura, de onde vinham as embarcações com produtos, ou pelas bolhas que escureciam a pele dos enfermos.

O cambista e sua esposa (1514) - Quentin Matsys 

Com a fuga dos trabalhadores do campo e a reativação do comércio, surgiu uma nova classe social entre os camponeses, a burguesia. Para financiar a expansão marítima do comércio, era necessário o estabelecimento de Estados Nacionais e isso fortaleceu a autoridade dos reis novamente, antes ofuscada pelo poder local dos senhores feudais.

 
Os reis absolutistas da Idade Moderna

 _______________________________________________________

             Aula 8 - O Florescimento das Cidades na Idade Moderna


    A cidade é uma construção humana, construída ou reconstruída durante o processo histórico, nem sempre no mesmo lugar, nem pelo mesmo povo ou com a mesma cultura.

Jericó (Cisjordânia) - 1ª cidade da História - 9.000a.C.

Nova Iorque - final do século XIX e hoje em dia.


    As cidades da Idade Moderna foram criadas com o apoio dos reis e com a finalidade de enriquecer os seus moradores através do comércio (Renascimento Urbano). O acúmulo de riquezas proporcionava qualidade de vida aos seus moradores.

 


    Com a diminuição das guerras, no século XIV, as pessoas puderam circular pela Europa e antigos camponeses enriqueceram em virtude do comércio (Renascimento Comercial).

    Os governos passaram a investir em infraestrutura, principalmente em relação à higiene e saúde para evitar novas pandemias. Com o avanço da ciência, patrocinada pelo dinheiro da burguesia, novas descobertas reduziram as mortes por doenças.

 

 


__________________________________________________________________________


Aula 9

Desenvolvimento e Qualidade de Vida – consumo e consumismo


    A ideia de desenvolvimento como acúmulo de riquezas e, consequentemente, alto padrão de vida e poder de consumo e novas tecnologias a partir da extração de recursos naturais, só beneficia uma parte da população, devastando o planeta e prejudicando a classe mais pobre.


Algumas conferências foram realizadas até hoje para tentar resolver ou amenizar o problema da destruição ambiental:


(1972) Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente - Suécia - chegou a conclusão que seria necessário conter o crescimento econômico para diminuir os problemas ambientais.


(1992) Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento - ECO 92 - Brasil - Propostas para diminuir a degradação ambiental e introdução do conceito de desenvolvimento sustentável, uma ideia de crescimento econômico com diminuição de consumo e redução dos impactos ambientais.


(1997) Cúpula do Clima e Aquecimento Global - Japão - proposta de redução dos gases que causam o efeito estufa. Foi elaborado um documento conhecido como Protocolo de Kyoto, onde os países -membros deveriam reduzir em 5% a emissão de gases tóxicos. Os países em desenvolvimento, apesar de não precisarem cumprir essa meta, receberiam recursos de países desenvolvidos, caso cumprissem.


(1992) - Reunião Mundial sobre Desenvolvimento Sustentável - Rio + 10. Nessa reunião avaliou-se os resultados obtidos na ECO 92 e as conclusões não foram animadoras. Percebeu-se que muito ainda há de ser feito.


    Com tudo que se foi pensado, o desenvolvimento sustentável continua sendo um grande desafio para a humanidade, pois precisamos satisfazermos nossas necessidades sem comprometermos as gerações futuras. Mudar nosso estigma de sociedade do consumo e evitar o desperdício são as nossas maiores missões no sentido de continuarmos existindo, bem como os seres vivos que coexistem conosco.


__________________________________________________________________________


Aula 10 - O Sonho Republicano no Brasil.


        Durante o Império, o crescimento urbano era ainda pequeno, mas já retratava a desigualdade social existente no brasil. Muitas pessoas moravam em cortiços e expostos à falta de higiene e infraestrutura como esgoto.

        As pessoas, expostas à miséria, eram vistas como imorais e sujas, mas, na verdade, eram vítimas da falta de assistência do governo imperial. Em 1850 houve uma epidemia de febre amarela e em 1855 uma outra de cólera. Foi criada uma Junta Central de Higiene, que tinha como projeto a demolição dos cortiços. Inúmeras brigas se deram na justiça pela não demolição.

        Com a Proclamação da República, a maneira de tratar a questão da higiene e do saneamento básico não teve grandes mudanças e em 1904 foi decretada por Oswaldo Cruz, de forma compulsória e sem aviso às pessoas, a vacinação contra a varíola. Sem campanha de conscientização, o povo reagiu de forma violenta e por quatro dias muito quebra quebra e confrontos com a polícia deixaram mortos e feridos.
        Esse acontecimento mostrou que o povo desejava respeito e não só em relação à saúde, mas em relação à dignidade e ao seu direito à cidadania.














Nenhum comentário:

Postar um comentário