Aula 1
Patrimônio Cultural Brasileiro
Diversidade Cultural
Por nosso país ter sido formado por povos de diversos lugares, podemos dizer que temos uma grande diversidade cultural.
Somos um povo miscigenado, ou seja, fruto de uma mistura de diversas etnias.
Etnias são grupos de pessoas que compartilham uma mesma cultura e mesma origem.
Temos muitos tipos de comida, trajes, costumes, religiões, lendas, estilos de moradia, etc..
O sul do Brasil recebeu influência de diversos povos vindos da Europa, como alemães, italianos e poloneses.
Muitas dessas pessoas vieram para cá fugindo das guerras ou crises econômicas.
Além dos povos que chegaram ao sul, na região já havia também povos indígenas, como os guaranis.
Nordeste
No nosso nordeste predomina a cultura africana, pois muitos negros foram trazidos da África para trabalharem nas lavouras de cana-de-açúcar da região.
Havia muitos indígenas também, antes da chegada dos africanos e dos portugueses, mas foram afastados do litoral pelos colonizadores.
Alguns povos ainda permanecem por lá.
Norte
No norte a maior influência é da cultura indígena.
Por ser uma região de floresta, os indígenas que eram perseguidos pelos portugueses foram se estabelecendo por lá e se misturando a outros povos que já viviam na região.
Boa parte de população vive em cidades, como Manaus, Belém, São Luís e também na Floresta Amazônica.
Sudeste
No sudeste destacam-se os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, além do Espírito Santo.
Nessa região há povos vindos de todos os lugres do mundo e do Brasil, mas tem forte influência da cultura portuguesa, italiana e nordestina.
É a região mais rica e mais populosa, com destaque para o comércio e a indústria.
Centro-oeste
Nesta região a atividade rural voltada para a agricultura e a criação de gado é predominante.
Há uma forte influência da cultura portuguesa, mas também muitos povos indígenas vivem na região.
Os negros africanos escravizados começavam sua resistência já na África, antes de serem forçados a entrar nos navios negreiros.
Em terras além do Oceano Atlântico, várias eram as formas de resistência, como suicídios, assassinatos contra os senhores de escravizados, sabotagem, abortos e formação de quilombos.
Navios Negreiros eram as embarcações que traziam os africanos escravizados para o Brasil.
Assim era uma fazenda de açúcar, onde o português se utilizava do trabalho escravizado dos africanos e muitas vezes dos indígenas.
uilombos são comunidades livres construídas pelos negros escravizados que fugiam das senzalas.
Nelas, podiam viver sem opressão e de forma igualitária, onde praticavam seus ritos religiosos e os seus costumes, fortalecendo a suas culturas.
O quilombo mais famoso da História foi o Quilombo de Palmares, estabelecido por volta de 1590 na Serra da Barriga, região entre Pernambuco e Alagoas.
Esse quilombo, com uma área do tamanho do Estado do rio de Janeiro durou mais de cem anos e resistiu a inúmeras tentativas de invasões pelos bandeirantes, grupo armado contratado pelos escravagistas para capturarem escravizados que fugiam.
O seu maior líder foi Zumbi dos Palmares, general e chefe, que venceu várias batalhas, mas caiu em combate em 20 de novembro de 1695.
Em sua homenagem, foi criado recentemente o “Dia da Consciência Negra” na data de sua morte.
Noé Amaldiçoando Cam, pintura do século XIX de Ivan Stepanovitch Ksenofontov
___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________
Os sans-culottes eram revolucionários da esquerda francesa e que pertenciam à classe média intelectual urbana e estavam ao lado dos jacobinos. Eram chamados assim, porque se recusavam a usar os chamados culotes, meias por cima da calça para diferencia-los dos mais pobres.
____________________________________________________________________________________
Aula 6 - A Inconfidência Mineira -
Iluminismo à Brasileira
A influência do iluminismo, originariamente surgido na Europa, também chegou a outros países, como o Brasil. As leites urbanas enviavam seus filhos para estudarem na Europa, e lá entravam em contato com novas ideias políticas e filosóficas. Sendo assim, as revoluções inglesa e francesa, de cunho iluminista, repercutiram muito por aqui.
Os grandes proprietários das minas de Minas Gerais obtinham grandes lucros, mas pagavam muitos impostos a Portugal, devido ao pacto colonial, que mantinha obrigações entre o Brasil, como colônia e Portugal, como metrópole.
Como as minas já não davam tanto outo como no início, ficava difícil aos mineiros pagarem os impostos a Coroa Portuguesa. Como Portugal contraiu dívidas com a Inglaterra, dependia muito dos impostos para saldá-las e exigia cada vez mais da colônia.
No início, a quantia cobrada pelos impostos era um quinto do que era encontrado, mas com a escassez dos metais preciosos encontrados e a entrada do Visconde de Barbacena no governo do Estado de Minas Gerais, foi ameaçada a cobrança da derrama, onde, caso não fosse pago a taxa de um quinto, seria permitido a derrama, onde toda a comunidade tinha que pagar 1456 quilos de ouro, caso contrário, se levaria qualquer coisa de valor para cobrir a taxa não paga.
Visconde de Barbacena
Um grupo de mineradores, inspirados pela Revolução Francesa e sob a liderança de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, único que não era rico e que estava mais por uma questão ideológica do que financeira, resolveu se levantar contra Portugal e tornar Minas Gerais independente, transformando-a em uma república.
Joaquim Silvério dos Reis e Tiradentes
Embora a população pobre de Minas Gerais tivesse muitos motivos para lutar pelo rompimento contra Portugal, foi excluída dos planos da conjuração mineira, poie era um movimento de elite, tanto que muitos dos inconfidentes não desejavam a liberdade dos escravizados, pois dependiam desse tipo de serviço. Tiradentes, ao contrário, desejava uma mudança mais radical, com os negros se tornando livres e cidadãos.
Joaquim Silvério dos Reis, um dos inconfidentes (ou conjurados), em troca do perdão de uma dívida, delatou o plano para o governador e fez com que a Inconfidência não tivesse sucesso. Todos foram presos, alguns liberados, outros exilados e só Tiradentes foi condenado à pena de morte, pelo crime de lesa majestade (traição ao rei). Foi enforcado e teve seu corpo esquartejado. Apesar de ter sido considerado um vilão até o final do império no Brasil, por seus ideais republicanos, quando o Brasil proclamou a República, cem anos depois, foi elevado à condição de herói.
____________________________________________________________________________________
- Inclui direitos como liberdade, igualdade, propriedade e participação política, além de deveres como respeitar as leis e cumprir as obrigações civis.
- Envolve a participação ativa na vida social e política, contribuindo para o desenvolvimento da sociedade.
- É essencial para a construção de uma sociedade mais justa, democrática e inclusiva, onde todos os cidadãos tenham voz e direito.
___________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________
- Grupos organizados - promovem medo em populações e em governos através de diversas formas.
- Um único indivíduo - provocando o medo por motivos pessoais, políticos e religiosos.
- Estado - quando o governo promove torturas, mortes e perseguições contra seus cidadãos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário