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6ª série - Geografia

Aula 1

O Sol que nos aquece

O Sol é a fonte de energia responsável pela vida na Terra. Sem o Sol os seres vivos não existiriam.

O calor que fica no ar garante a nossa sobrevivência, bem como dos outros animais e plantas.

A Radiação Solar

Os raios do Sol atingem o nosso planeta e são refletidos pelas águas e pela terra. Os gases que compõem a atmosfera e segura o calor necessário à nossa sobrevivência. O calor que não é necessário se dispersa no espaço.

Se não fossem os gases atmosféricos todo o calor se perderia no espaço e a Terra ficaria congelada, não podendo haver vida.

Esse processo é conhecido como efeito estufa natural.

Poluição - como ela influencia no efeito estufa ?



O CO2 ou gás carbônico produzido pelas queimadas, combustível queimado que sai dos escapamentos dos automóveis, das chaminés das fábricas, dos sprays, das geladeiras ou dos gases do gado ficam na atmosfera e reforçam a camada natural que segura o calor que precisando, fazendo com que um calor excessivo fique na atmosfera prejudicando a vida e a saúde dos seres vivos.


Consequências do superaquecimento global:

Secas, chuva em excesso e furacões.



Doenças respiratórias e proliferação de insetos.


Derretimento das calotas polares e inundação das cidades.



Calotas polares são as camadas de gelo que se localizam no Polo Norte e no Polo Sul (na parte de cima e na parte de baixo do nosso planeta).

Em 16 de fevereiro de 2005, entrou em vigor um acordo firmado pelas grandes potências mundiais em 1997, na cidade de Kyoto, no Japão, para reduzirem em 5% a emissão de gás carbônico na atmosfera. Os Estados Unidos, país que mais emite gases não assinaram o acordo.

Em 2015, na cidade de Paris, um novo acordo foi firmado. Dessa vez os Estados Unidos se comprometeram a reduzir a emissão de gás carbônico. 

Em 2025, o país se retirou do Acordo de Paris alegando que a permanência seria prejudicial à sua economia.


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Aula 2

A Camada de Ozônio



Além de superaquecer a Terra, o CO2 e o CFC (clorofluorcarboneto), um gás poluente presente em geladeiras e extintores, entre outros, destroem a camada de ozônio, que nos protege contra os raios nocivos do Sol, chamados de raios ultravioleta.



Os raios ultravioleta podem causar câncer de pele e catarata e impedir o crescimento das plantas.

Em 1989, no Canadá, muitos países, como o Brasil, se comprometeram a diminuir a fabricação de CFC e bromo, gases que danificam a camada de ozônio.

Outros produtos, menos agressivos foram fabricados para a mesma função dos poluentes.

"Resumo sobre o aquecimento global

Aquecimento global é o aumento anormal da temperatura média do planeta Terra.

Estima-se que a Terra esteja 1,1 ºC mais quente hoje do que no período pré-industrial.

A emissão de gases do efeito estufa, como CO2, é a principal causa do aquecimento global.

A atividade industrial, a agropecuária, o desmatamento e outras atividades antrópicas são as responsáveis pela emissão de gases do efeito estufa na atmosfera.

A maior emissão desses gases poluentes intensifica a retenção de calor na atmosfera (efeito estufa) e promove o gradual aumento das temperaturas do planeta.

As mudanças climáticas estão entre as principais consequências do aquecimento global.

O Brasil integra a lista de um dos maiores poluentes do mundo, contribuindo negativamente para o aquecimento global.

O que faz com que o Brasil seja incluso nessa lista é o desmatamento, principalmente, e a atividade agropecuária.

Mecanismos de ação internacional como os acordos do clima são importantes para a atuação dos países na busca de soluções para o aquecimento global.

Os principais acordos do clima que versam sobre esse problema ambiental são o Protocolo de Kyoto (1997) e seu substituto, os Acordos de Paris (2015).

Apesar das evidências do aquecimento global, existem muitos críticos que o contestam."

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Aula 3

As Divisões Climáticas da Terra e do Brasil



  • Nosso planeta não é aquecido igualmente em todos os lugares.

  • Como a Terra é redonda, o sol atinge a sua superfície com intensidades diferentes.

  • As áreas próximas à linha do Equador recebem maior quantidade de radiação solar.

  • As áreas próximas aos pólos recebem menor quantidade de radiação solar.

  • As zonas climáticas da Terra são: zona polar glacial antártica (sul), zona polar glacial ártica (norte), zona temperada sul, zona temperada norte e zona tropical.

  • Além das zonas climáticas, temos linhas imaginárias que dividem a Terra horizontalmente: Linha do Equador, Trópicos de Câncer (norte) e de Capricórnio (sul) e círculos polares Antártico (sul) e Ártico (norte).

  • A maior parte do território brasileiro está na zona tropical.

  • Além da posição dentro das zonas climáticas, outros fatores influenciam no clima de um território.

  • Clima é o conjunto de variações habituais dos estados da atmosfera (ventos, umidade, temperatura, etc.).

  • Equatorial - quente pela proximidade com a Linha do Equador e chuvoso pela grande quantidade de rios e pela Floresta Amazônica.

  • Tropical de Altitude - relevo médio - temperaturas mais baixas que as do clima tropical, chuvas no verão e inverno seco.

  • Subtropical - região mais distante da Linha do Equador - estações do ano bem definidas.

  • Tropical Litorâneo - calor intenso e chuvas no verão.

  • Semiárido - clima mais seco por existir barreiras de relevo (paredões  naturais) que impedem a chegada da umidade dos oceanos.

  • Tropical - quente e chuvoso no verão e seco no inverno. Sofre pouca influência dos oceanos por estar no interior do Brasil.


________________________________________________________Aula 4 - O Relevo da Terra



As formas diferentes do solo terrestre têm o nome de relevo.

Há terrenos altos, baixos, acidentados, planos, etc..

Os relevos se formam a partir da força da água (em chuvas, rios, mares, gelo, vapor), do calor, do frio, dos ventos, dos terremotos, dos vulcões e pelos seres humanos.

Os processos de transformação do solo podem ser erosão ou sedimentação.


Planícies são porções de terra aplainada com pouca variação de altitude (baixa e alta) e com muita sedimentação.

Planaltos são porções de terra com altitudes médias e com processo de erosão intenso.

A erosão ocorre quando há um desgaste do solo.

A sedimentação ocorre quando as partículas desgastadas se acumulam nas partes mais baixas do relevo.

Montanhas são porções elevadas de terra que ainda não sofreram muita erosão.

Depressões são porções de terras mais baixas em relação às porções vizinhas.

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                   Aula 5 - A Hidrografia do Brasil


O Estudo das águas é chamado de hidrografia (hidro = água; grafia = descrição). O estudo das águas faz parte da Geografia. A distribuição de água no planeta é desigual. Enquanto a África tem escassez de água, na América do Sul existe água em abundância. Para se ter um ideia, o Brasil tem 14% da água doce de todo o planeta

As águas superficiais do Brasil se distribuem por suas chamadas bacias hidrográficas, conjunto de rios que têm um rio principal que lhe dá o nome.


 


As principais bacias hidrográficas do Brasil são:


Amazônica - a mais extensa do mundo em volume de água, se estende principalmente pela região Norte, mas também passa pelo Centro-Oeste e por sete países da América do Sul. Seus rios não têm grande potencial hidrelétrico por ser muito plano e suas principais atividades são a pesca e a navegação.


Platina - formada pelos rios Uruguai, Paraguai e Paraná. Se estende pelas regiões Centro -Oeste, Sul e Sudeste e outros países da América do Sul. Tem excelente potencial hidrelétrico pelos seus declives.


Sul - Sudeste - formada por várias pequenas bacias e se distribui pelas regiões sul e sudeste.


Do Leste - formada por diversas bacias secundárias, que desagua m no Oceano Atlântico.


Do São Francisco - seu principal rio é o São Francisco, que nasce na Serra da Canastra e adentra a região Nordeste. É importante para a pesca, abastece a região do semiárido e tem bom potencial hidrelétrico. Destacam-se as usinas de Paulo Afonso, Sobradinho e Três Marias.


Do Nordeste - formada por pequenas bacias secundárias, se estende por diversos estados nordestinos. Destacam-se os rios Jaguaribe, Capiberibe, Parnaíba, entre outros.


Tocantins-Araguaia - os rios Tocantins e Araguaia, que a formam, nascem no Centro-Oeste, rumam no sentido sul-norte e deságuam no Oceano Atlântico. Tem uma importante usina hidrelétrica, Tucurui, que causou grande impacto ambiental na região com a sua construção.



 
Usina hidrelétrica de Tucuruí                                   Usina hidrelétrica de Paulo Afonso
 
Usina hidrelétrica de Itaipu                                      Usina hidrelétrica de Belo Monte

A construção da usina hidrelétrica de Belo Monte é um bom exemplo de como alteração do espaço natural sem planejamento, impacta a vida de milhares de pessoas que dependem da preservação do meio ambiente para suas atividades de sobrevivência, como a pesca. A construção da usina acabou com os locais de desova dos peixes, diminuindo em muito a população dessas espécies, afetando também espécies de pássaros que se alimentavam delas e alterando os ciclos de cheia e de vazante do Rio Xingu, prejudicando toda a Floresta Amazônica, além de diversas aldeias indígenas.

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                   Aula 6 - O desenvolvimento e a poluição 

                           da água e a degradação do solo.


Além das usinas hidrelétricas, outros fatores contribuem para prejudicar a saúde dos nossos reservatórios naturais de água doce. Quando abrimos poços para a obtenção da água, deixamos o lençol freático exposto à sujeira da superfície, que nós mesmos produzimos. Além disso, sujamos os rios e lagos , depositando neles nossos lixos e nosso esgoto.

Esgoto urbano e industrial sem tratamento, depósitos de lixo a céu aberto, escoamento de água contaminada por esterco animal e por produtos químicos utilizados na agricultura (agrotóxicos) e rejeitos das mineradoras são os principais fatores da poluição da água.

O lixo em decomposição gera o chorume, que , que penetra no solo e o afeta o lençol freático. O crescimento urbano desordenado e as atividades agrícolas sem planejamento e que só visam o lucro resultam nessa destruição.


Abaixo algumas soluções, que se não resolvem, podem amenizar a situação:


Estação de tratamento de esgoto.


  

E.T.E. Suzano



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                         Aula 7 - As formações vegetais do Brasil.


O que influencia na formação vegetal é o solo, a disponibilidade de água e o clima. No Brasil existe uma grande variedade desses fatores, consequentemente, também, uma grande variedade de formações vegetais.




Floresta Amazônica - Vegetação fechada e com grande variedade de espécies. Tem três áreas distintas:


Mata de igapó - áreas alagadas, à beira dos rios.


Mata de várzea - sofre inundação quando os rios transbordam.


 

Formada por grande árvores, esta distante das áreas alagadas.


 

Mata dos Cocais - está na transição entre
a Amazônia e a caatinga no nordeste brasileiro. Palmeiras típicas, composta pela carnaúba e pelo babaçu, importantes fontes de renda para a população local. Está sendo devastada pela formação de pastagens para a criação de gado.


Caatinga - vegetação típica do sertão, de clima semiárido. É formada por plantas que armazenam água, como o mandacaru. A expansão da desertificação vem destruindo essa vegetação.


 
Cerrado - localiza-se nos planaltos centrais do Brasil. Sua vegetação é herbácea (capim) e tem pequenas árvores e arbustos de galhos retorcidos. A atividade agropecuária vem já devastou boa parte desse bioma.


Pantanal - vegetação complexa, com grande diversidade vegetal e que abriga uma vasta variedade de espécies animais. Sofre inundações periódicas, pois está em uma planícies com grandes rios. Apesar de ser considerada uma Reserva Mundial da Biosfera, vem sendo devastada pelas atividades agropecuárias.


Mata Atlântica - vegetação típica dos planaltos próximos aos litorais. Só resta 5% de sua formação original. Isso se deve ao desenvolvimento urbano e à industrialização. É uma mata fechada e firme, com grande espécie de vegetais.


Mata de Araucárias - típica de áreas mais altas da região Sul do Brasil. Tem poucas espécies vegetais e predominam o pinheiro-do-paraná. Assim como a Mata Atlântica, só restam 5% da vegetação original, vem sendo desmatada palas madeireiras e pela agropecuária.


Campos - vegetação típica de clima subtropical, predomina no sul do Brasil. É composta predominantemente por gramíneas, onde se desenvolve a atividade agropecuária.


Mangues - típica de áreas litorâneas tropicais do Brasil, nos encontros das águas dos rios com o mar. Suas árvores possuem raízes aéreas que lhes permite a respiração. É importante para a reprodução de espécies marinhas e para o seu crescimento. Vendo sendo devastada pela urbanização, pela industrialização e pelo setor hoteleiro.


Apesar do Brasil ser o país ter a maior reserva ambiental do mundo, muitos investidores consideram devastação como progresso e visam apenas o lucro, desrespeitando e exterminando a Natureza.


                                Aula 8 - A Evolução do Consumo


Se o meio ambiente existe há mais tempo do que o ser humano e a humanidade só passou a existir porque havia um ambiente favorável à vida humana, podemos concluir que fazemos parte da Natureza e sua destruição significa a nossa própria destruição. Em busca de conforto e riquezas materiais, alteramos o meio em que vivemos como se não fizéssemos parte dele.

Quanto mais criamos tecnologias, mais alteramos o meio ambiente e fazemos um espaço artificial para vivermos.


Os primeiros grupos humanos, que viviam da caça e da pesca, pouco alteravam o meio ambiente. Depois, vieram as civilizações sedentárias, que a partir do desenvolvimento da agricultura e da criação de animais, bem como da construção das primeiras cidades, alteraram um pouco mais o espaço natural.

Mas, foi com a industrialização que o meio ambiente passou a ser afetado negativamente. Quanto mais se passou a produzir, mais propaganda para gerar necessidades que não são reais passaram a existir, e mais lixo é produzido a partir dessa produção.

Nos tornamos a sociedade do consumo e essa prática está nos levando à extinção da vida na Terra.


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